terça-feira, 16 de junho de 2009
terça-feira, 19 de maio de 2009
Contexto Historico
Quem começou o Cubismo?
Em que época apareceu?
Como apareceu?
O Cubismo surgiu no século XX, mais propriamente no período de
Influencias do cubismo
Cubismo e a Guerra Mundial
O Cubismo não foi afectado pela II Guerra Mundial embora tenha afectado seriamente
O Cubismo teve uma influência profunda na História da Arte, particularmente sobre tendências posteriores, como o abstracionismo geométrico e o minimalismo.
Auge do cubismo
O primeiro trabalho que deu origem ao movimento cubista foi a obra de Picasso “As Senhoritas de Avignon”, que foi fortemente influenciada pelas artes primitivas, pelas máscaras africanas e esculturas iberianas.
Europa e o Cubismo
Na Europa está o maior número de artistas que se destacaram nesta manifestação artística, entre eles os mais conhecidos além dos precursores Pablo Picasso e Braque são: Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de
Artistas

Georges Braque
Georges Braque 1882-1963 foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso. Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras. No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914, devido à Grande Guerra se separaram. Braque foi mobilizado e ferido na cabeça em 1915, tendo sido agraciado com a Cruz de Guerra e da Legião de Honra. Durante dois anos, devido ao ferimento esteve afastado da pintura.
Juan Gris

Juan Gris, foi um dos mais famosos e versáteis pintores e escultores cubistas espanhoís. Apesar de ter falecido jovem, Juan Gris representa o expoente máximo do cubismo sintético. Iniciou a sua formação ingressando na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Após este período tornou-se aluno do pintor José Moreno Carbonero, começando também a ilustrar algumas revistas modernistas de poesia da época. Em 1912, passou, finalmente, a integrar o movimento cubista, tornando-se assim, conhecido em todo o mundo. Celebrou também, a sua primeira exposição individual, realizada na Galeria Sagot. Continuou a expor os seus quadros nas melhores galerias de arte, até 1927, ano em que falece, com 40 anos de idade.


Pablo Picasso

Pablo Ruiz Picasso 1881-1973 foi reconhecidamente um dos mestres da Arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.
Picasso também tem 2 museus um em Paris outro em Barcelona


terça-feira, 21 de abril de 2009
Principais características
-
- Geometrização das formas e volumes;
- Representação dos objectos representando várias faces;
- Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
- Cores austeras;
- Abandono da perspectiva, utilizando-se um único ponto de vista (ponto de fuga);
- Descreve as naturezas morta com poucas cores fazendo contraste entre o claro e o escuro com sombra muito carregadas;
Decomposição das figuras, perdendo a sua aparência real. Este movimento pode ser dividido em 3 partes:
- Fase Cézanniana, em que tudo na natureza, se poderia reduzir a cones, cilindros e esferas, e em que, os vários elementos são definidos por grandes planos de cor.
- Geometrização das formas e volumes;
- Fase analítica, em que o artista representa não só o que vê, mas também o que conhece, sendo representadas varias partes não visíveis do objecto observado. As obras são trabalhadas numa cor base, que andava em volta dos ocres e cinzentos esverdeados, numa fase de teorização do Cubismo, em que os temas eram essencialmente naturezas mortas.
- Fase das colagens, foi uma fase intermédia, entre a fase analítica e a fase sintética, no qual eram introduzidos elementos exteriores ao quadro. O cada vez maior abstraccionismo das obras, estava ligado à mentalidade matemática e intelectualizada dos seus autores. A par das formas simplificadas, surgiu a cor vibrante, a sobreposição e transparência de planos. Os temas do Cubismo analítico, foram mantidos, mas aqui foi utilizado um processo de simplificação, eliminando tudo o que era acessório.
- Cubismo Sintético, que se distingue das outras por ser, mais abstracta, e a mais geometrizada de todas as outras fases do Cubismo. Esta, fase pode ser subdividida noutras duas, o Orfismo, e a Secção de Ouro.

- A Secção Áurea, conservou do Cubismo, apenas o fraccionamento geométrico da superfície pintada, os artistas que seguiam esta tendência, apenas tinham em comum a admiração por Cézanne, e a sua visão construtiva do mundo. A definição de Secção de Ouro provem de uma medida, formulada por Vitrúvio, que definia a proporção ideal entre duas grandezas. Esta proporção foi retomada no Renascimento com o tratado da “Divina Proporção”, de Luca Pacioli, e o “Tratado da Pintura” de Leonardo da Vinci.

terça-feira, 14 de abril de 2009
Estrutura do trabalho
Características do movimento (João)
Contexto histórico (Luís)
Principais artistas (Luís e João)
Conclusão (João e Luís)